"É mais fácil se comunicar com uma Criança. Basta trocar um olhar, um gesto, um sorriso.” -A.S.
“Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas Crianças que devemos começar." -A.S.
“A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver Crianças infelizes.” -A.E.

Visite nossa Galeria!

CEI - VALE ENCANTADO

Centro de Educação Infantil/Creche

O CEI Vale Encantado atende famílias, que deixam seus filhos de 1 a 3 anos em regime integral, em parceria com a PMSP/SECRETARIA EDUCAÇÃO.

As famílias são constantemente contatadas, orientadas e o atendimento é diário, assistemático e sistemático de acordo com a demanda apresentada tendo como principal alvo as famílias com suas múltiplas refrações sociais.

 

Promover o desenvolvimento integral das Crianças por meio da garantia de seu direito ao lúdico, à imaginação, a criação, ao acolhimento, à curiosidade, à brincadeira, à democracia, à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à convivência e a integração com seus pares visando a produção de culturas infantis. Bem como garantir o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens em diferentes linguagens criando condições para o contato com o conhecimento historicamente construído e valorizando-as como produtoras e coprodutoras dos mesmos.

 

Além de educar e cuidar das Crianças atendidas, o CEI é um Posto de Informações para toda a comunidade, principalmente sobre o Cadastro da Educação Infantil que chega de maneira acessível a todos, pois para aqueles que não possuem acesso à internet, atendemos fazendo pesquisas da posição individual do candidato e fazemos os encaminhamentos necessários conforme cada caso e/ou de acordo com a necessidade. Para aqueles que possuem acesso a internet, fazemos as devidas orientações passo-a-passo para que tenham uma maior autonomia, ou seja, poderá acompanhar a situação do cadastro de suas casas e até reproduzir a informação auxiliando aos vizinhos / amigos que não tem acesso à internet.

 

Dentro desse processo, a comunidade também se insere como ator essencial na busca por uma qualidade de atendimento, haja vista, os profissionais estimulam o vinculo com esta comunidade e esta por sua vez, contribui com as atividades desenvolvidas. Compreendemos que não basta acolher somente as Crianças, é preciso trazer esta família e a comunidade para próximo do serviço e com isso, construir juntos uma nova realidade, em que família e comunidade tornam-se protagonistas de transformação.

Nossos serviços

Os Centros de Educação Infantil (CEI) são destinados ao atendimento preferencial de crianças dos agrupamentos de Berçário I, Berçário II, Minigrupo I e Minigrupo II.

  • Prefeitura de SP

Ninguém nasce educador ou é marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática”. (FREIRE, 1991:58).

A proposta pedagógica do CEI Vale Encantado leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o disposto nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil – RCNEI e os Indicadores da Qualidade da Educação Infantil.

Auto Avalição

Maio a Junho de 2015

VAMOS PARA ESCOLA NOVA!

CEI e EMEI: Um diálogo possível

cei para emei

 

Realizamos nos últimos meses do ano de 2015 um diálogo com os responsáveis das Crianças matriculadas no CEI Vale Encantado, e foi possível perceber que existiam muitas inseguranças e dúvidas em relação à passagem das Crianças do CEI para a EMEI.

O passeio aconteceu nos dias 26/11 e 1/12 e foi super especial. Fomos muito bem acolhidos na EMEI Clarisse Lispector, as Crianças puderam conhecer toda a escola e brincaram bastante! Descobriram diferenças que existem entre a EMEI e a Creche e ficaram encantadas com os detalhes da “escola nova”:

“ Aqui é igual o carrossel! [...] eles colocam as mochilas nas cadeiras”  disse entusiasmada uma Aluna.cei para emei 2

“ Eu gostei do parque porque tinha muita areia!” , disse outra Aluna.
“Meu filho estava com medo de ir para a nova escola, não queria nem fazer o passeio [...] Agora falou que a escola nova é legal e que eles vão colocar a comida sozinhos!”   Falou uma Mãe de aluno.

Alem das Crianças esse foi um momento muito rico para as famílias, pois os pais e responsáveis que acompanharam puderam tirar suas dúvidas e saber mais sobre a organização da EMEI, foram acolhidos pela direção da escola que respondeu a duvidas e apresentou a organização da EMEI.

cei para emei 4É fundamental que as diferentes etapas da Educação estabeleçam diálogo constan
te a fim de potencializar o desenvolvimento das Crianças que por elas são e serão atendidas.
Ao realizar a visita com as turmas de MGII fortalecemos não só as Crianças, mas, sobretudo suas famílias que traziam diversas duvidas e inseguranças.

CONHEÇA NOSSO MAPA TERRITORIAL DA REGIÃO DO CEI VALE ENCANTADO
'
TOP